Cinema + Futuro = 3D

O futuro do cinema já é o 3D, sem dúvida. Porém, em cerca de 10 anos é bem provável que essa tecnologia já tenha chegado a nossas casas. Quando isso acontecer, o cinema precisará estar novamente um passo à frente do home video. Certamente, o IMAX é uma tecnologia que nenhum aparelho de entretenimento doméstico poderá reproduzir.
IMAX é a nova tecnologia que pretende dar ainda mais impulso ao cinema. O nome é uma abreviatura para Image Maximum, tecnologia que promete uma experiência inovadora aos telespectadores a partir de suas telas gigantes. Atualmente, existem mais de 300 salas IMAX, distribuídas em 40 países. Cerca de 60% delas estão nos Estados Unidos. Apenas 40% das salas ficam em shoppings ou centros comerciais. O restante está dentro de museus e centros científicos.
No Brasil, a única sala equipada com IMAX foi inaugurada em 16 de janeiro, no Unibanco Arteplex do shopping Bourbon, em São Paulo.
Se você costumava chamar o cinema de telona prepare-se para rever seus conceitos. Produzidas pela empresa canadense de mesmo nome, as telas IMAX têm como padrão telas de 22 metros de largura por 16,1 metros de altura - as telas de cinema convencionais medem 12 metros por 5,1 metros.
Além do tamanho impressionante, o IMAX tem um sistema chamado "rolling loop" para movimentar o filme. São duas faixas de filme correndo pelo projetor ao mesmo tempo, na velocidade de 24 frames por segundo. Assim, cada quadro fica perfeitamente imóvel quando projetado. A imagem não treme e nem borra, tornando o efeito 3D ainda mais real.
O orçamento da sala Unibanco IMAX e de 6 milhões de reais, incluindo equipamentos e a estrutura da sala.

0 comentários:

 
Copyright © Kamilo Santos